sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bolo xadrez para fazer os amigos felizes!

Hoje é dia do Amigo! Vamos celebrar esse dia com um bolo especial!



Essa é mais uma preparação do caderno de receitas de minha mãe. É sucesso em qualquer lugar e agrada crianças e adultos. 
Você precisa ter a assadeira específica para bolo xadrez. A minha herdei de minha mãe, está bem velhinha, mas me serve bastante.

Forma para bolo xadrez
Bolo xadrez

Ingredientes:
1 xícara (chá) de manteiga ou margarina
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de leite
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
5 colheres (sopa) de achocolatado

Modo de preparo:
Bata a manteiga com o açúcar, adicione os ovos inteiros e bata até a massa ficar clara. Junte a farinha peneirada com o fermento. Por último o leite e o amido de milho. Divida a massa em partes iguais e adicione em uma delas o achocolatado.
Usar a forma específica (3 formas redondas pequenas com um suporte) para bolo xadrez untada e enfarinhada. Asse em forno médio preaquecido por, aproximadamente, 30 minutos.

Glacê de minuto

Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de achocolatado
1/4 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Misture tudo e leve ao fogo. Quando ferver, pare de mexer, retire do fogo e coloque uma colher (chá) de essência de baunilha. Bata até engrossar. Jogue em cima do bolo e polvilhe com confeito colorido ou chocolate granulado.


Entre as camadas de bolo sempre recheio com creme ou geleia de goiaba. Esse da foto recheei com beijinho. Use o recheio da sua preferência. Ah! Também faço uma caldinha com água, açúcar e cravo da índia para molhar o bolo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário